Quem falou que a RD não tem freio?

Bom freio tem, o problema é a combinação de baixo peso, pneus finos e um motor agressivo.

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Todas as Pinças foram desmontadas, jateadas com areia para remover a tinta e sujeira e  escovadas internamente com micro retífica, usei uma escova de latão para remover a sujeira que fica nas canaletas dos retentores, a sujeira destas canaletas também são as responsáveis pela ineficiência do freio, elas são formadas pela combinação de poeira, água, calor e pressão e deu muito trabalho para ser retirada, parece que fundiram no material da pinça, duas pinças tiveram seu sangradores espanados, mas achei no mercado uma solução de sangradores com roscas maiores, próprios para esta situação.

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O cilindro mestre não teve como restaurar, fiz de tudo, mas acabei tendo que comprar um zero, este item é de prateleira até hoje na Yamaha, ele também é usada na VMax, podia ter comprado de alguma outra moto, mas no fim era até mais barato que usar de uma R1 como exemplo, estou fugindo do mercado de peças usadas, vai saber a origem destas coisas, também troquei todos os flexíveis.

Você sabia?

Que o fluido de freio é higroscópico? (talvez não seja esta a palavra) Mas ele assimila água e com o tempo faz o freio ficar borrachudo, por isso deve-se trocar sempre, eu troco das minhas motos a cada dois anos.

Que para sangrar o freio basta abrir um pouquinho o sangrador, colocar uma mangueirinha na ponta dele e a outra ponta em um potinho com um pouco de fluído, conforme bombar o manete as bolhas de ar saem da ponta da mangueira, passam pelo fluido que está no potinho e não voltam.

9 Respostas to “Quem falou que a RD não tem freio?”

  1. Adalberto Bisi Says:

    Tambem restaurei uma RD ano 90 e tive alguns problemas para eliminar totalmente as bolhas de ar das pinças de freio. Na próxima troca de fluido encherei as pinças primeiro, fora do suporte, para poder vira-las em várias posições e eliminar mais facilmente o ar dos dutos externos.
    Sabe onde encontro outras mangueiras com malha de aço externa para freios? Para RD tambem.
    Obrigado pelas dicas.

  2. Frederico Freire Says:

    Gostei da restauração da RD350. Só a título de informação, você quis dizer higroscópico, e não hidrófilo.

  3. Aliomar Pereira Says:

    Olá parabens pela maquina, eu possuo uma ano 90 muito bonita e conservada agora vou fazer a manutenção perodica nos freio dianteiro e valeu pela dica parceiro. A RD 350 é realmente uma jóia , porem tem que ser muito bem tratada ate no pilotar ..pois é. Um grande abraço Aliomar

  4. Ricardo Says:

    Parabéns pelo trabalho, ficou linda a sua moto.
    Concordo plenamente com as palavras do nosso amigo Aliomar (“A RD 350 é realmente uma jóia , porem tem que ser muito bem tratada ate no pilotar”).

    Caso precise de flexível de freio entre em contato, trabalho na empresa LUCIFLEX (que já esta no ramo há 47 anos) e todos nossos flexíveis são testados há uma pressão de trabalho de 250kg/cm2. Qualidade total, fornecemos para algumas montadoras de carretas e caminhões também.

    “recomendamos que revisem os freios da motos há cada 60,000Km ou 6 meses” pois o Flexível não tem validade, o que a norma SAE J1401 diz que o flexível tem que chegar até 1 milhão de ciclos.

    Abraço e parabéns mais uma vez.

    Ricardo

  5. Fernando Says:

    Amigão sua moto ficou show parabéns ! Peguei duas rd 350 numa divida uma branca e a outra preta , as duas estão desmontada não sei como estão as peças dela, moro no interior de SP aki não tem oficina especializada gostaria de montar as duas me indica uma oficina de confiança obrigada!

  6. claudio da silva souza souza Says:

    tenho rd igual a da foto acima teria alguem interessado em compra-la

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